Entrelaçando história e literatura: uma análise da repressão ao candomblé através da obra Jubiabá de Jorge Amado na década de 1930
Resumo
Este artigo analisa a utilização de uma obra literária como fonte de pesquisa histórica, bem como os desafios do historiador na análise de aspectos reais e fictícios, a fim de explorar algumas questões históricas que são muito importantes para a pesquisa. Alguns profissionais na universidade acreditam que o uso da literatura como fonte para o historiador é muito controverso, por outro lado, o diálogo entre literatura e história é uma grande oportunidade para analisar um momento histórico, e as obras literárias podem contribuir para o sucesso da pesquisa. Por esta razão, o livro usado como fonte para este artigo é um romance brasileiro escrito por Jorge Amado, Jubiabá, que discute a repressão da religião candomblé na Bahia, em 1930.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre