A new left review e o dilemas da "Nova Ordem Mundial": o fim da história, as “revoluções” do Leste europeu e a Guerra do Golfo
Resumo
Este artigo objetiva analisar a atuação da New Left Review, revista esquerdista inglesa, diante dos impasses e conflitos globais que emergiram no processo de desaparecimento da União Soviética. Através da leitura dos themes, isto é, os textos introdutórios de cada edição, bem como do cruzamento de pontos de vistas levantados por seus editores e colaboradores, percorremos a agenda intelectual e os tipos de investigação histórica da revista num período em que os ideólogos de direita haviam anunciado o “fim da história”. Questões como a abertura do Leste europeu, o acirramento da violência étnica em diversas partes do globo e a guerra do Golfo, apareceram como preocupações políticas e de engajamento centrais para o periódico, o qual procurava investigá-las de modo a desenvolver uma contundente crítica ao capitalismo e a política imperial norte-americana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre