A memória intransitiva da fundação da ordem dos frades menores no Século XIII (1210-1228)
Resumo
Este artigo pretende problematizar a construção da memória da fundação da Ordem dos Frades Menores (OFM) nos primeiros anos de sua aprovação entre 1210 e 1228. A proposta principal será avaliar os discursos responsáveis por construir e preservar a memória que legitima a fundação da Ordem, sobre a vida de Francisco de Assis. Partindo do princípio de existir indicativos de relações entre os membros frades e clérigos, tentar-se-á enxergar os indícios da construção de uma memória com a intenção de abranger uma coletividade. E, através de uma breve análise da Primeira Vida de Tomás de Celano e o Testamento, foram elaboradas com a finalidade de estabelecer posicionamentos no processo de institucionalização do movimento até sua aprovação como Ordem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre