A fronteira e a construção de espaços no Brasil a partir de 1970
Resumo
A preocupação em entender as motivações que conduzem pessoas a se deslocarem constantemente em busca da sobrevivência e de melhores condições de existência é a tônica dos estudos referentes ao tema da fronteira. Neste ensaio trazemos um conjunto de reflexões sobre o tema, mostrando que a produção que se ocupou de tal temática ora a entendeu como promotora da degradação do humano, ora a caracterizou como o local de realização dos sonhos. A partir de uma análise da produção que tem como foco a fronteira, este estudo pretende se constituir em uma contribuição à compreensão dos novos espaços de ocupação. O foco principal é a região entre os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso no período posterior ao ano de 1970.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-02-05
Como Citar
Feitosa, B. dos S. de O. (2019). A fronteira e a construção de espaços no Brasil a partir de 1970. Revista Cantareira, (25). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/27931
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre