A palavra escrita do rei: Chancelaria e poder régio através de uma <i>Carta Plomada</i>
Resumo
Neste trabalho analisaremos um diploma régio emitido pela chancelaria de Alfonso X, onde o rei concede dois terços de uma alqueria a García Martínez, irmão do alguacil do rei. Este diploma foi escolhido por ser uma exceção no conjunto de cartas de doação de propriedade concedidas pelo monarca: excepcionalmente, o rei justifica e detalha o porquê da doação, relatando toda a trajetória de como a propriedade foi repartida até chegar ao seu beneficiário final, García Martínez. Analisaremos, as condições materiais de produção deste documento, o lugar de produção e a sua função específica em seu contexto, a segunda metade do século XIII. Levaremos em consideração a produção de textos escritos na época e a língua utilizada – a dizer, o castelhano -, tendo em perspectiva a cultura escrita castelhana e o projeto monárquico de centralização política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre