O anticlericalismo anarquista durante a primeira república Brasileira (1899-1920)
Resumo
Este artigo é um estudo sobre o movimento anticlerical anarquista durante a República Velha no Brasil. Para tal, tem como recorte temporal o período de 1899 a 1920, época de maior efusão das ideias anticlericais nos sindicatos e na imprensa operária, a partir do jornal A Lanterna. A principal argumentação é de que a luta contra a Igreja Católica era uma das principais bandeiras defendida pelos anarquistas brasileiros em prol da revolução social. O trabalho surge a partir de fontes primárias, jornais e estatutos de associações operárias, encontrados no Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro (AMORJ) e nos arquivos da Federação Anarquista do Rio de Janeiro (FARJ). Como expoente das lutas sociais das primeiras décadas do século XX no Brasil, estudar o anticlericalismo anarquista contribui para a compreensão das lutas operárias dentro do quadro social do capitalismo brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre