Grupo de pesquisa e licenciaturas em pedagogia nas universidades: UNIFAL e UFVJM (Minas Gerais, Brasil) e as Temáticas das Relações Étnico-Raciais
Resumo
Neste artigo investiga-se a atuação de grupos de pesquisas das Faculdades e Departamentos de Educação de duas das Universidades Federais do Estado de Minas Gerais, Brasil. Analisamos os grupos de pesquisas na temática das relações étnico-raciais situados na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) (Campus JK, Diamantina, Brasil). Temos como objetivo mapear os grupos de pesquisa e suas produções na temática das relações étnico-raciais, bem como verificar como o assunto é debatido e a sua possível influência na formação dos futuros profissionais da área de educação. Os resultados obtidos revelam grupos de pesquisa que tiveram importante atuação na formação continuada de professores e diálogo com as políticas públicas no cenário nacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-02-05
Como Citar
Paiva, A. T., & Amorim, A. (2019). Grupo de pesquisa e licenciaturas em pedagogia nas universidades: UNIFAL e UFVJM (Minas Gerais, Brasil) e as Temáticas das Relações Étnico-Raciais. Revista Cantareira, (28). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/27998
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre