Do ponto ás casas de sobrado: cultura material e riqueza nos inventários de Negociantes (Paranaguá/PR, Século XIX)
Resumo
Este artigo analisa a materialidade presente no cotidiano dos comerciantes de grosso trato e fazendeiros estabelecidos em Paranaguá no decorrer do século XIX. Com base em nove inventários post-mortem e outras fontes complementares, foi possível levantar questões referentes à sofisticação das casas de sobrado, ao universo do trabalho e a composição dos patrimônios numa região voltada à vida marítima e aos engenhos de farinha e madeira. Tendo em vista as noções metodológicas e historiográficas da cultura material, buscamos analisar a materialidade em simbiose com a sociedade e economia do Paraná oitocentista. Tal proposta nos permite compreender a vida cotidiana da elite comercial parnanguara enquanto reprodução de um padrão social arcaico vigente no Império do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre