Mobral, tecnocratas e educadores: trajetos de uma experiência de alfabetização no Brasil
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o processo de constituição e do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), juntamente com a função social desempenhada por este, tendo como base do trabalho de pesquisa, a análise de leis e decretos, especificando a interação destes com o movimento de estruturação desta instituição. Como organização vinculada a necessidade de alfabetização, desnudar os objetivos pedagógicos de um movimento vinculado a ditadura militar. Observamos que o pensamento tecnocrático adquiriu uma importância significativa em detrimento do pedagógico no Mobral, será este processo que pretendemos desvelar no texto a seguir.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-08-13
Como Citar
Martins, Éder, & Guerra, T. C. (2019). Mobral, tecnocratas e educadores: trajetos de uma experiência de alfabetização no Brasil. Revista Cantareira, (29). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/30765
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre