O materialismo histórico e a narrativa historiográfica contribuição para uma metodologia crítica sobre a história do cotidiano e sua historiografia
Resumo
O presente artigo desenvolve algumas considerações sobre o problema da narrativa historiográfica, a partir de uma breve análise da historiografia em torno do pensamento materialista histórico e de um estudo em torno do texto “Sobre o conceito da história” (Paris, 1940), de Walter Benjamin. Pretende-se discutir algumas contribuições do pensamento deste autor para a análise desse tipo de narrativa, apreciando possíveis relações entre estrutura social e história do cotidiano; para isso, consideramos especialmente a tese dezesseis do referido texto de Benjamin, aqui analisado como fonte, à luz da crítica de bibliografia especializada sobre o assunto. Nesse sentido, encontram-se ao final deste trabalho algumas considerações teóricas e metodológicas que apontam para uma história crítica do cotidiano e sua narrativa historiográfica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-08-13
Como Citar
Junior, E. dos S. (2019). O materialismo histórico e a narrativa historiográfica contribuição para uma metodologia crítica sobre a história do cotidiano e sua historiografia. Revista Cantareira, (30). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/30798
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre