A “Federação” ou o drible da várzea de Belo Horizonte sobre o controle burocrático na Ditadura Militar

Autores

  • Raphael Rajão Ribeiro Doutorando em História, Política e Bens Culturais do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas – CPDOC/FGV.

Resumo

A imposição da Ditadura Militar no Brasil teve efeitos extensos e, por vezes, inesperados. Articulada a outros fenômenos sociais que ganhavam terreno em meados dos anos 1960, o regime autoritário teve incidência não apenas sobre a organização política e sindical no país, mas sobre inúmeras práticas populares que se desenvolviam nas periferias das grandes cidades. Em larga medida, as consequências do governo de exceção sobre esses grupos ainda são pouco conhecidas. O presente artigo tem por objetivo investigar as implicações, sobre o futebol de várzea em Belo Horizonte, da reorientação esportiva promovida após o Golpe de 1964, bem como as alternativas encontradas pelos seus adeptos para garantirem sua autonomia frente aos constrangimentos decorrentes desse novo cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Ribeiro, R. R. (2020). A “Federação” ou o drible da várzea de Belo Horizonte sobre o controle burocrático na Ditadura Militar. Revista Cantareira, (31). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/40264