Estado e Planejamento na antiga URSS: Revisitando a Revolução Russa e resgatando as ideias e práticas revolucionárias de Lenin
Resumo
A Revolução Russa constitui um memorável capítulo da história mundial, dada a importância do seu estudo na compreensão da possibilidade de transição do capitalismo para o socialismo. Deste modo, esse artigo se propõe a apreendê-la em suas duas fases, e, sobretudo, a vislumbrar o papel exercido pelo Estado no processo de planejamento, observando a sua atuação na criação e execução da Nova Política Econômica (NEP) e no controle do sistema soviético de planejamento. Para tanto, primeiramente será realizada uma abordagem histórica desse período, com o intuito de apresentar as ideias revolucionárias de Lenin que estavam em ascensão. Em seguida, far-se-á uma abordagem crítica evidenciando os aspectos mais gerais da NEP e do sistema de planejamento soviético.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre