Entre o poder episcopal e violência: guerra e inversão da primazia da Igreja da Inglaterra ao arcebispado de York (1318-1322)

Autores

  • Janaina Bruning Azevedo Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

O arcebispado de Canterbury, desde o século VI, tem a primazia da Igreja na Inglaterra. Primazia que, ao longo dos séculos, seria contestada pelos arcebispos de York. Dois foram – segundo um clérigo e historiador inglês do século XIX, William Hunt, – os arcebispos de York que tiveram grande importância em buscar a independência de York: Wilfrith (664-709) e Thurstan (1119-1140). No século XIV, temos indícios – através das documentações de cunho jurisdicional, tais como o Calendar of Close Rolls e Calendar of Patent Rolls –, de que uma aparente inversão teria ocorrido na primazia da Igreja. Estes documentos apontam que, William Melton (1317-1340), arcebispo de York, era o primaz no período da Guerra de Independência da Escócia. Com essas fontes e uma crônica inglesa, The Brut or The Chronicles of England, nos perguntamos: qual a importância da guerra na eclesiologia inglesa?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Bruning Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Mestranda em História pelo PPGHIS da Universidade Federal de Mato Grosso (2020-2022)

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

Azevedo, J. B. (2021). Entre o poder episcopal e violência: guerra e inversão da primazia da Igreja da Inglaterra ao arcebispado de York (1318-1322). Revista Cantareira, (34). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/40524

Edição

Seção

Artigos Livres