Entre o poder episcopal e violência: guerra e inversão da primazia da Igreja da Inglaterra ao arcebispado de York (1318-1322)
Resumo
O arcebispado de Canterbury, desde o século VI, tem a primazia da Igreja na Inglaterra. Primazia que, ao longo dos séculos, seria contestada pelos arcebispos de York. Dois foram – segundo um clérigo e historiador inglês do século XIX, William Hunt, – os arcebispos de York que tiveram grande importância em buscar a independência de York: Wilfrith (664-709) e Thurstan (1119-1140). No século XIV, temos indícios – através das documentações de cunho jurisdicional, tais como o Calendar of Close Rolls e Calendar of Patent Rolls –, de que uma aparente inversão teria ocorrido na primazia da Igreja. Estes documentos apontam que, William Melton (1317-1340), arcebispo de York, era o primaz no período da Guerra de Independência da Escócia. Com essas fontes e uma crônica inglesa, The Brut or The Chronicles of England, nos perguntamos: qual a importância da guerra na eclesiologia inglesa?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre