A vida urbana em Tudo Bem (Arnaldo Jabor, 1978): a figuração dos “operários” durante a decomposição do “milagre” econômico brasileiro.
Palavras-chave:
Operários, Vida urbana, Tudo Bem (1978).Resumo
Derivado das análises realizadas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFU), entre 2017-2019, esta reflexão, que parte da aproximação entre História e Cinema, tem como objetivo central interpretar a figuração dos “Operários”, durante a decomposição do “Milagre” Econômico Brasileiro, na construção alegórica do longa-metragem Tudo Bem (1978) – argumentado, roteirizado e dirigido por Arnaldo Jabor, roteirizado por Leopoldo Serran -, questionando: nessa diegese, teria a vida urbana impacto na constituição das classes sociais?
Downloads
Referências
Arnaldo Jabor - O Ser Humano é de Classe Média - Ocupação Nelson Rodrigues. São Paulo: Itaú Cultural, 2012. P&B. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XkYgmPep94I. Acesso em: 27/05/2019.
BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
É PRECISO ver as luzes no fim do túnel. Veja. São Paulo, 25 out. 1978.
JABOR, Arnaldo. SERRAN, Leopoldo. Tudo Bem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematográfica. Lisboa: Dinalivros, 2005.
MILLS, C. Wright. A Nova Classe Média (White Collar). 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
ROCHA, Glauber. Tudo Bem 78. In:______. Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Embrafilme, 1981, p. 423-428.
SCHORSKE, Carl. Pensando com a História: indagações na passagem para o modernismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
TUDO Bem. Direção de Arnaldo Jabor. Rio de Janeiro: Embrafilme; Sagitário Produções Cinematográficas Ltda.; Embrafilme – Empresa Brasileira de Filmes S.A., 1978 (111 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aAtFNRyeKII. Acesso em: 25/02/2019.
VELHO, Gilberto. A Utopia Urbana: um estudo de antropologia social. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
WEBER, Max. Classe, status, partido. In: BERTELLI, A. R; PALMEIRA, M. G. S.; VELHO, O. G.. (Org.). Estrutura de classes e estratificação social. Rio de Janeiro: Zahar, 1977, p. 61-83.
XAVIER, Ismail. A Alegoria Histórica. In: RAMOS, Fernão (Org.). Teoria contemporânea do cinema: pós-estruturalismo e filosofia analítica. São Paulo: Senac, 2005, p. 339-379.
______________. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo e cinema marginal. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre