Marmelada de tomate: as relações de trabalho a partir do “sistema de parceria” na Fábrica Peixe (Pesqueira/Pe)
Palavras-chave:
Justiça do Trabalho, JCJ Pesqueira, “Sistema de Parceria”Resumo
Este artigo discute as relações de trabalho em um cenário que marcou a agroindústria na cidade de Pesqueira/PE, a partir de meados dos anos 1960. O município de Pesqueira é localizado no Semiárido de Pernambuco a cerca de 215 Km da capital Recife, ali se destacava a Fábrica Peixe, que passou a utilizar o “sistema de parcerias” nas relações de trabalho. A principal base econômica da Fábrica Peixe era a fabricação de doces e extrato de tomate. Essa produção concentrava-se na Serra do Ororubá e em municípios vizinhos. A força de trabalho era formada por camponeses, índios Xukurus, pequenos proprietários e arrendatários de terras. As fontes para essa pesquisa foram os processos trabalhistas da Junta de Conciliação e Julgamento de Pesqueira (JCJ) dos anos 1971 e 1972, disponíveis no laboratório de pesquisa do Arquivo TRT/UFPE, além de entrevistas orais.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 5.650, de 11 de dezembro de 1970. Cria na Justiça do Trabalho das 6ª e 7ª Regiões 20 Juntas de Conciliação e Julgamento e dá outras providências. Acesso: 11 out. 2017.
CAVALCANTI, Célia Maria de Lira. Acumulação de capital e a industrialização em Pesqueira (Pernambuco). 1979. Dissertação (Mestrado em Economia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1979.
FEITOSA, R, J. R. Capitalismo e camponeses no Agreste Pernambucano: relações entre indústria e agricultura na produção de tomate em Pesqueira-PE. 1985. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1985.
GALINDO, Betânia F. Cavalcanti. A cidade das chaminés. História da industrialização de Pesqueira. Faculdade de Boa Viagem, Recife/PE, 2007.
GEORGE, Alexander e BENNETT, Andrew. Case studies and theory development in the Social Science. Cambridge, Mass: MIT Press, 2005.
MELO, Mário Lacerda de. Os agrestes: estudo dos espaços nordestinos do sistema gado policultura de uso de recursos. Recife: SUDENE, 1981.
MELO, Paulo C. Tavares. Agroindústria de tomate no Brasil: 100 anos de história e evolução. UFG, Goiânia, 2014. Palestra proferida no 7º Congresso Brasileiro de Tomate Industrial. p.11. Disponível em: http://www.congressotomate.com.br/2014/pos-evento/palestras/Paulo-Cesar-Tavares-de-Melo.pdf. Acesso: 10 out. 2017.
SILVA, E. H. Xukuru: memórias e história dos índios da Serra do Ororubá. Pesqueira/PE, 1950-1988. Recife: Editora Universitária UFPE, 2017.
Fontes primárias
Jornal Diário de Pernambuco (1910 e 1970)
Processos da Justiça do Trabalho 4º Região (TRT-4) nº 0143/1971, nº 0036/1972 e nº 0142/1972.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre