Marmelada de tomate: as relações de trabalho a partir do “sistema de parceria” na Fábrica Peixe (Pesqueira/Pe)

Autores

Palavras-chave:

Justiça do Trabalho, JCJ Pesqueira, “Sistema de Parceria”

Resumo

Este artigo discute as relações de trabalho em um cenário que marcou a agroindústria na cidade de Pesqueira/PE, a partir de meados dos anos 1960. O município de Pesqueira é localizado no Semiárido de Pernambuco a cerca de 215 Km da capital Recife, ali se destacava a Fábrica Peixe, que passou a utilizar o “sistema de parcerias” nas relações de trabalho. A principal base econômica da Fábrica Peixe era a fabricação de doces e extrato de tomate. Essa produção concentrava-se na Serra do Ororubá e em municípios vizinhos. A força de trabalho era formada por camponeses, índios Xukurus, pequenos proprietários e arrendatários de terras. As fontes para essa pesquisa foram os processos trabalhistas da Junta de Conciliação e Julgamento de Pesqueira (JCJ) dos anos 1971 e 1972, disponíveis no laboratório de pesquisa do Arquivo TRT/UFPE, além de entrevistas orais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Victor Barros, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sob orientação da Profª. Drª. Christine Dabat. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2017). Possui especialização (lato sensu) em Ensino de História do Brasil pela Faculdades Integradas da Vitória do Santo Antão (FAINTVISA,2014) e graduação em História pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (2012, Funeso). Pesquisador estudante do grupo de pesquisa Poder e relações sociais no Norte e Nordeste (PPGH-UFPE). Tem interesse e desenvolve trabalhos nas áreas de História Social, História do Trabalho, História Política e História Ambiental.

Márcio Ananias Ferreira Vilela, Professor no Colégio de Aplicação CAP/UFPE e diretor da Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste/CECINE.

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor no Colégio de Aplicação CAP/UFPE e diretor da Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste/CECINE.

Fernanda Silva Nunes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Ciência Política com Ênfase em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desempenhou atividades de bolsista de cooperação técnica pela FACEPE no Laboratório História e Memória (LAHM) no período de agosto/2015 ? março/2018 e bolsista de extensão pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE no mesmo laboratório no período de abril a outubro de 2018. Atualmente desenvolve pesquisas qualitativas e quantitativas no campo de opinião pública, comportamento eleitoral e eleições. Atua nas áreas de pesquisa: eleições brasileiras, campanhas eleitorais na internet, gestão documental e processos trabalhistas.

Referências

BRASIL. Lei nº 5.650, de 11 de dezembro de 1970. Cria na Justiça do Trabalho das 6ª e 7ª Regiões 20 Juntas de Conciliação e Julgamento e dá outras providências. Acesso: 11 out. 2017.

CAVALCANTI, Célia Maria de Lira. Acumulação de capital e a industrialização em Pesqueira (Pernambuco). 1979. Dissertação (Mestrado em Economia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1979.

FEITOSA, R, J. R. Capitalismo e camponeses no Agreste Pernambucano: relações entre indústria e agricultura na produção de tomate em Pesqueira-PE. 1985. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1985.

GALINDO, Betânia F. Cavalcanti. A cidade das chaminés. História da industrialização de Pesqueira. Faculdade de Boa Viagem, Recife/PE, 2007.

GEORGE, Alexander e BENNETT, Andrew. Case studies and theory development in the Social Science. Cambridge, Mass: MIT Press, 2005.

MELO, Mário Lacerda de. Os agrestes: estudo dos espaços nordestinos do sistema gado policultura de uso de recursos. Recife: SUDENE, 1981.

MELO, Paulo C. Tavares. Agroindústria de tomate no Brasil: 100 anos de história e evolução. UFG, Goiânia, 2014. Palestra proferida no 7º Congresso Brasileiro de Tomate Industrial. p.11. Disponível em: http://www.congressotomate.com.br/2014/pos-evento/palestras/Paulo-Cesar-Tavares-de-Melo.pdf. Acesso: 10 out. 2017.

SILVA, E. H. Xukuru: memórias e história dos índios da Serra do Ororubá. Pesqueira/PE, 1950-1988. Recife: Editora Universitária UFPE, 2017.

Fontes primárias

Jornal Diário de Pernambuco (1910 e 1970)

Processos da Justiça do Trabalho 4º Região (TRT-4) nº 0143/1971, nº 0036/1972 e nº 0142/1972.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

Barros, A. V., Vilela, M. A. F., & Nunes, F. S. (2021). Marmelada de tomate: as relações de trabalho a partir do “sistema de parceria” na Fábrica Peixe (Pesqueira/Pe). Revista Cantareira, (34). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/42844

Edição

Seção

Dossiê Temático