A AMAZÔNIA COBIÇADA: CONFLITOS PELA TERRA NO AMAPÁ (DÉCADA DE 1990)

Autores

Palavras-chave:

Conflitos pela terra, Amapá, grandes projetos

Resumo

No segundo quinquênio da década de 1990, a empresa norte-americana Champion Papers Inc. iniciou, no estado do Amapá, as tratativas para a implantação de um megaempreendimento de produção de papel e celulose. Para viabilizar o “Projeto Amapá”, a empresa adquiriu extensas faixas de terra em vários municípios amapaenses. Nesse processo de compra, várias irregularidades foram cometidas, incluindo a prática de grilagem e a expulsão de camponeses. A partir da análise de artigos de jornais, materiais produzidos pela empresa, depoimentos coletados à época com camponeses expulsos e outros documentos, o presente artigo objetiva analisar os conflitos decorrentes do processo de instalação da Champion Papers no Amapá. Ao fim, inferimos que, apesar do amplo apoio recebido pela empresa de políticos locais e da mídia, a organização dos camponeses, com apoio da Comissão Pastoral da Terra, foi fundamental para que conseguissem retomar a terra que haviam perdido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Higor Pereira, Universidade Federal do Amapá

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amapá (PPGH-Unifap).

Referências

CANDIDO, Antônio. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. 10ª ed. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2003.

CHAVES, Patrícia Rocha. Rebeldia e barbárie: conflitos socioterritoriais na região do Bico do Papagaio. Tese (doutorado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, letras e ciências humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

IANNI, Octavio. A luta pela terra: História social da terra e da luta pela terra numa área da Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1981.

LIMA, Ricardo Ângelo de, PORTO, Jadson Rebelo. Ordenamento territorial amapaense; dinâmicas de um estado brasileiro na fronteira amazônica. Actas del X Coloquio Internacional de Geocrítica, Universidad de Barcelona, 26-30 de mayo de 2008. Disponível em http://www.ub.es/geocrit/-xcol/100.htm

LOBATO, Sidney. A cidade dos trabalhadores: insegurança estrutural e táticas de sobrevivência em Macapá (1944-1964). Belém: Paka-Tatu, 2019.

MARTINS, José de Souza. Camponeses e índios na renovação da orientação pastoral da Igreja. In: MARTINS, José de Souza. A política do Brasil: lúmpen e místico. São Paulo: Contexto, 2011.

MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do Outro nos confins do humano. 2ed. São Paulo: Contexto, 2009.

NUNES, Elke. O controle social exercido pela ICOMI como estratégia de usos e ação sobre o Território do Amapá, de 1960 a 1975. Macapá: Edunifap, 2014.

PAZ, Adalberto. Os mineiros da floresta: modernização, sociabilidade e a formação do caboclo-operário no início da mineração industrial amazônica. Belém: Paka-Tatu, 2014.

PEREIRA, Airton dos Reis. Do posseiro ao sem-terra: a luta pela terra no sul e sudeste do Pará. Recife: Editora UFPE, 2015.

PEREIRA, Higor. Entre a cruz e a enxada: a CPT e a luta pela terra no Amapá (1979-1996). In: LOBATO, Sidney (org.). Igreja e trabalhadores na Amazônia setentrional. Rio Branco: Nepan, 2018, p. 83-105.

PINTO, Lúcio Flávio. Jari: toda a verdade sobre o projeto de Ludwig. São Paulo: Marco Zero, 1986.

RAIOL, Osvaldino. A utopia da terra na fronteira da Amazônia: a geopolítica e o conflito pela posse da terra no Amapá. Macapá: O Dia, 1992.

SOUZA, Carlos Alberto Alves de. “Varadouros da liberdade”: empates no modo de vida dos seringueiros de Brasiléia-Acre. Tese (Doutorado em História Social). São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1996.

VELHO, Otávio Guilherme. Capitalismo autoritário e campesinato. 2. ed. São Paulo: Difel, 1979.

WIILIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar. 1979.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

Pereira, H. (2021). A AMAZÔNIA COBIÇADA: CONFLITOS PELA TERRA NO AMAPÁ (DÉCADA DE 1990). Revista Cantareira, (34). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/42917

Edição

Seção

Artigos Livres