O “guerreiro da trincheira”: a masculinidade em Tempestades de Aço, de Ernst Jünger
Palavras-chave:
Primeira Guerra Mundial, Masculinidade, Ernst JüngerResumo
O presente trabalho aborda algumas consequências da Primeira Guerra Mundial na Alemanha, sobretudo a continuidade de seus efeitos em grupos mais à direita do espectro político, no período da República de Weimar. Para isso mobilizamos a obra Tempestades de Aço, de Ernst Jünger. Argumento que há em Jünger uma sobreposição de referências românticas e modernas na busca por fornecer algum tipo de sentido à Alemanha Pós-guerra. Esta sobreposição reflete-se de forma direta na representação da masculinidade, mobilizada como veículo de resposta ao caráter inefável dos tempos modernos.
Downloads
Referências
Referências bibliográficas
Lista de figuras
Figura 1: HOHLWEIN, Ludwig. UND DU? . Munique: Herm. Sonntag Co., 1929. Disponível em: < http://galleria.thule-italia.com/ludwig-hohlwein/?lang=de>
Fontes
JÜNGER, Ernst. In Stahlgewittern: Aus dem Tagebuch eines Stoßtruppführers. Berlin: E.S. Mittler, 1922.
____________ The Storm of Steel: from the diary of a german storm-troop officer on the Western Front. New York: Howard Fertig, 1996.
____________ Storm of Steel. London: Penguin, 2004.
Bibliografia
ACKERMAN, Charles B. Writing as a »Continuation of War by Other Means«: Ernst Jünger in Weimar Germany. Tese (Doutorado em German Literature and Critical Thought) Northwestern University, Evanston, 2017.
AUDOIN-ROUZEAU, Stéphane. e BECKER, Anette. 14-18: Understanding the Great War. New York: Hill and Wang, 2002.
______________________ Exércitos e guerras: uma brecha no coração do modelo viril? In CORBIN, Alain (Org.) História da Virilidade: 3. A virilidade em crise? Séculos XX-XXI. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 239-268.
BESSEL, Richard. Germany after the First World War. Oxford: Clarendon Press, 1993.
BOURKE, Joanna. An Intimate History of Killing: face to face killing in 20th Century Warfare.
New York: Basic Books, 1999.
BURES, Eliah. “The Ineffable Conservative Revolution: The Crisis of Language as a Motive for Weimar's Radical Right.” Modern Intellectual History, p. 1–25, 2020.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Algés: Difel, 1998.
CHICKERING, Roger.e STIG, Förster (Org) The Shadows of Total War: Europe, East Asia and the United States, 1919-1939. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
COELHO, Victor de O.P., Ernst Jünger e o demônio da técnica: modernidade e reacionarismo. Topoi v.18, n.35, p.246-273, 2017.
CORREIA, Silvia. Entre heróis e mortos: políticas da memória da I Guerra Mundial em Portugal. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015.
CONNELL, Raewyn W. e MESSERSCHMIDT, James. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v.21, n.1, janeiro-abril. p. 241-282, 2013.
CROUTHAMEL, Jason. Love in the Trenches: GermanSoldiers’ Conceptions of Sexual Deviance and Hegemonic Masculinity in the First World War. In HÄMMERLE, Christa, ÜBEREGGER, O., BADER-ZAAR, B. (Org.) Gender and the First World War. London: Palgrave Macmillan, 2014. Cap. 4, p. 52-71.
DONSON, Andrew. Models for Young Nationalists and Militarists: German Youth Literature in the First World War. German Studies Review, v.27, n.3, Out. 2004. p. 579-598.
DUARTE, António Paulo. A Visão da “Guerra Total” no Pensamento Militar. Nação e Defesa, n.112, 3.ª Série (2005): 33-50.
EKSTEINS, Modris. All Quiet on the Western Front and the fate of a War. Journal of Contemporary History. Londres, v.15, 1980. p. 345-366
ELIAS, Norbert. Os Alemães: A luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
FUNCK, Marcus. Ready for War? Conceptions of Military Manliness in the Prusso-German Officer Corps before the First World War In HAGEMANN, Karen e SCHÜLER-SPRINGORUM, Stefanie (Org.) Home/Front: The Military, War and Gender in Twentieth-Century Germany. Oxford: Berg, 2002. Cap. 1, p. 43-67
FUSSELL, Paul. The Great War and modern memory. Nova York: Oxford University Press, 2013.
HERF, Jeffrey. Reactionary Modernism: Technology, culture, and politics in Weimar and the Third Reich. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
HÜPPAUF, Bernd. Langemarck, Verdun and the Myth of a New Man in Germany after the First World War, War & Society, v.6, n.2, 70-103, 1988
_______________ Literature (Germany), in: 1914-1918-online. International Encyclopedia of the First World War, ed. by Ute Daniel, Peter Gatrell, Oliver Janz, Heather Jones, Jennifer Keene, Alan Kramer, and Bill Nasson, issued by Freie Universität Berlin, Berlin 2014-10-08. DOI: 10.15463/ie1418.10391.
HUYSSEN, Andreas. Fortifying the Heart – Totally Ernst Jünger’s Armored Texts. New German Critique, n. 59, p.2-23, 1993.
KAES, Anton. Shell Shock Cinema: Weimar Culture ant the Wounds of War. Princeton: Princeton University Press, 2009.
KOHNS, Oliver. An aesthetic of the unberable: the cult of masculinity and the sublime in Ernst Jünger’s “Der Kampf als inneres Erlebnis”. Image & Narrative. v. 14, n. 3. p.141-150. 2013.
KRIMMER, Elisabeth. The representation of War in German Literature: from 1800 to the presente. New York: Cambridge University Press, 2010.
LERNER, Paul. Psychiatry and casualties of war in Germany, 1914-1918. Journal of Contemporary History, London, v.35, n. 1, p.13-28. Jan., 2000.
LEVSEN, Sonja. Constructing Elite Identities: University Students, Military Masculinity and the Consequences of the Great War in Britain and Germany, Past & Present, v.198, n.1, February, p.147–183, 2008.
MOSSE, George L. Fallen Soldiers: reshaping the memory of the world wars. New York: Oxford University Press, 1990.
________________ The image of man: the creation of modern masculinity. New York: Oxford University, 1996.
________________The crisis of german ideology, New York: Schocken Books, 1964.
NAGEL, Joane. Masculinity and nationalism: gender and sexuality in the making of nations. Ethnic and Racial Studies, London, v. 21, n. 2, p. 242-269.
NATTER, Wolfgang G. Literature at War, 1914-1940: Representing the "Time of Greatness" in Germany. New Haven: Yale University Press, 1999.
PRICKET, David James. The Soldier Figure in Discourses on Masculinity in Wilhelmine and Weimar Germany. Seminar: A Journal of Germanic Studies v.44, n.1, Fev., p. 68-86. 2008.
STRUVE, Walter. Elites against Democracy: Leadership Ideals in Bourgeois Political Thought in Germany, 1890-1933. Princeton: Princeton University Press, 1973.
THIESSEN, Anne-Marie. A criação das Identidades Nacionais. Lisboa: Temas & Debates, 2000.
TOSH, John. What Should Historians do with Masculinity? Reflections on Nineteenth-century Britain, History Workshop Journal, v. 38, n.1, p. 179–202, 1994.
WEITZ, Eric. Weimar Germany: promise and tragedy. Princeton: Princeton University Press, 2018.
WINTER, Jay. Sites of Memory, sites of Mourning: The Great War in European cultural history. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
___________ War beyond Words: Languages of Rememberance from the Great War to the Present. New York: Cambridge University Press, 2017.
___________ PROST, Antoine. The Great War in History: Debates and Controversies, 1914 to the Present. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
WOODS, Roger. The Conservative Republic in the Weimar Republic. London: Palgrave Macmillan, 1996.
_____________ Ernst Jünger, the New Nationalists and the Memory of the First World War. In LEYDECKER, Karl. German Novelists of the Weimar Republic: Intersections of Literature and Politics. Rochester: Camden House, 2006. Cap. 6, p. 125-140.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre