A imagem escrita: entre artes visuais e técnicas retóricas

Autores

Palavras-chave:

Retórica, pintura, écfrase

Resumo

Considerando as relações entre as artes e as práticas letradas o livro Giotto e os oradores estabelece um problema de fundo que envolve as relações de homologia estabelecidas historicamente entre a pintura e a escrita nos séculos XIV e XV. Por mais que tenha sido publicado em 1971, o livro do historiador da arte Michael Baxandall, por meio de uma escrita clara e ao mesmo tempo aguda, apresenta argumentos que mantêm rendimento, capazes de mobilizar o entendimento e, em consequência, o estudo de tais assuntos. Uma prova disso é a sua recente tradução para o português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Silva Santana, Universidade de Brasília

Graduanda em História pela Universidade de Brasília e integrante do Ateliê de Estudos de Retórica da mesma Universidade. Atualmente está em desenvolvimento de uma pesquisa voltada para História e controvérsia na época moderna, com financiamento da FAP-DF. E-mail: janainasantana03.js@gmail.com

Referências

BAXANDALL, Michael. Giotto e os oradores: as observações dos humanistas italianos sobre pintura e a descoberta da composição pictórica (1350-1450). Trad. Fábio Larsson. São Paulo: EdUSP, 2018.

BLACK, Robert. The Renaissance and Humanism: Definitions and Origins. In: WOOLFSON, Jonathan (org.). Renaissance Historiography (Palgrave advances). New York: Palgrave Macmillan, 2005, p. 97-117.

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Santana, J. S. (2021). A imagem escrita: entre artes visuais e técnicas retóricas. Revista Cantareira, (34). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/46481

Edição

Seção

Resenha