Diplomacia e espionagem em tempos de neutralidade: a missão de Joaquim Xavier Curado nos povoamentos espanhóis do rio da Prata (1799)

a missão de Joaquim Xavier Curado nos povoamentos espanhóis do rio da Prata (1799)

Autores

  • Tiago Vinicius Bonhemberger Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a missão secreta realizada pelo tenente-coronel Joaquim Xavier Curado no vice-reinado espanhol do rio da Prata, ocorrida no ano e 1799. Essa operação diz respeito a uma sofisticada iniciativa de espionagem que envolveu diversos núcleos da administração portuguesa em sua organização e execução, conectando autoridades subalternas e o alto escalão administrativo do príncipe Dom João à prática de espionagem. Em nosso estudo, identificamos a ação direta do gabinete do Príncipe Regente que, através do uso de um agente, buscou ter acesso a informações privilegiadas sobre as instalações e forças militares espanholas. Além do mais, observamos que a operação em si demostrava uma postura dúbia do governo português: a missão que ao mesmo tempo espionava, inseria-se em conjuntura de aproximação efetiva entre o governo português e espanhol em uma camada ainda maior de articulações e segredos que alinhava o governo lisboeta ao seu vizinho ibérico ao mesmo tempo em que o afastava de seu tradicional aliado inglês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Bonhemberger, T. V. (2021). Diplomacia e espionagem em tempos de neutralidade: a missão de Joaquim Xavier Curado nos povoamentos espanhóis do rio da Prata (1799): a missão de Joaquim Xavier Curado nos povoamentos espanhóis do rio da Prata (1799). Revista Cantareira, (35). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/48108