Memórias e impactos da Estrada de Ferro Carajás nos versos de Gutemberg Guerra
Resumo
O processo de desenvolvimento do Programa Grande Carajás e suas consequências no parâmetro social, econômico e ambiental entre o local de produção e o mercado global, são uma fonte de discussões e divergências constantes no cenário científico-acadêmico. Abordaremos através da literatura, uma construção vinculada ao PGC, intitulada “Estrada de Ferro Carajás”, que corta os Estados do Maranhão e do Pará. É válido observar como a literatura pode ser considerada uma nova fonte histórica, tendo em vista que, segundo Gilberto Ferreira Sena Junior, a produção literária possui um elo com o espaço, com o tempo e com as condições socioculturais onde é construída, fornecendo uma visão da “história real” através de um observador, que é o escritor. O trabalho dispõe-se a realizar uma análise dos versos de Gutemberg Guerra em seu livro intitulado TREM, com o intuito de possibilitar, para além de reflexões e memórias manifestas, rememorar a história, as controvérsias, os impactos e os traumas vivenciados pelos sujeitos envolvidos com a instauração da Estrada de Ferro Carajás.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre