Nas Tramas do Espaço: os estabelecimentos fabris nas freguesias urbanas do Rio de Janeiro entre 1830 e 1870
Palavras-chave:
Fábricas, Posturas, Rio de JaneiroResumo
Neste artigo analisaremos a inserção social e econômica de oficinas, fábricas e manufaturas no espaço urbano carioca entre 1830 e 1870. Discutiremos os mecanismos para criação e continuidade desses estabelecimentos perante a administração da cidade do Rio de Janeiro em um contexto de tentativa de retirada desses tipos de empreendimentos da região. Verificaremos em que medida o aporte de um documento de autorização seria importante ou não e como era esse processo de obtenção. Trataremos dos mecanismos para obtenção de licença junto à Câmara Municipal, assim como da aquisição do título de fábrica nacional junto ao Ministério do Império. Ao final, vislumbraremos que retirar os estabelecimentos fabris do meio urbano não foi uma tarefa fácil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre