A Quina (Cinchona) e o Império Português: explorações, transferências e aclimatações em uma perspectiva de imperialismo ecológico no século XIX.

Autores

  • Diego Estevam Cavalcante Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Quina (Cinchona), Império Português, Imperialismo Ecológico

Resumo

A partir de um conjunto variado de documentos buscamos evidenciar neste artigo a participação do Império Português nos projetos de exploração, transferências e aclimatações da árvore medicinal denominada Quina (Cinchona). Os projetos de exploração envolveram a América Portuguesa e os de transferências e aclimatações foram direcionados para as demais colônias em outros continentes, sobretudo a África. Seguindo o conceito de imperialismo ecológico apontamos em um primeiro momento para o incentivo à descoberta da árvore no Brasil, que integrava o objetivo de tornar Portugal independente do monopólio espanhol, em fins do século XVIII e início do XIX; em outra frente de investigação abordamos os modos, ainda que preliminares, pelos quais o Império Português buscou seguir os passos de outras nações europeias no que dizia respeito aos projetos de transferência e aclimatação da Quina para outras possessões coloniais. Empreendimentos que visavam facilitar a integração e fixação em novos territórios, haja vista ser a casca da Quina um recurso terapêutico importante para superar as barreiras impostas pelas doenças endêmicas nessas regiões tropicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Estevam Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em História pela Universidade Federal do Ceará. Graduado (2013) e Mestre (2018) em História na mesma instituição, onde desenvolveu pesquisa sobre os discursos relacionados às plantas entre Brasil e Portugal nos séculos XVIII e XIX. Tem experiência na área de Historia, com ênfase em História do Brasil, Historia Ambiental, Historia das Ciências e História Global. Atualmente é membro do GT Nacional de História Ambiental e do GT Estadual de História Ambiental - Seção Ceará, além de integrar os Grupos de Pesquisa História, memória, natureza e cultura e Sociedade e Cultura no Brasil Oitocentista, ambos vinculados ao Departamento de Historia da UFC. Trabalha nos seguintes temas: História da América Espanhola Colonial, Brasil Colônia e Império, Império Britânico e Português, século XIX, História Natural, expedições científicas, naturalistas, viajantes, pensamento científico, botânica, história da transferência e aclimatação de plantas medicinais, especialmente a denominada Quina (Cinchona), produção e circulação de conhecimento. Membership the workgroup History of Science, Technology and Medicine in Latin America.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Cavalcante, D. E. (2021). A Quina (Cinchona) e o Império Português: explorações, transferências e aclimatações em uma perspectiva de imperialismo ecológico no século XIX . Revista Cantareira, (35). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/49082