Entre impérios: apontamentos sobre fronteira e contrabando de escravizados na Colônia do Sacramento no século XVIII
Palavras-chave:
Colônia do Sacramento, Contrabando de Escravizados, Século XVIIIResumo
Na região geográfica e histórica do Rio da Prata, caracterizada como um espaço de fronteira, o comércio ilegal de escravizados se desenvolveu amplamente durante a Idade Moderna. Pretendemos analisar a relação da Colônia do Sacramento, entreposto comercial português na região, com o espaço fronteiriço do Prata e com os impérios que a disputavam, o português e o espanhol, através do contrabando ali cometido no século XVIII. Procuraremos discutir o funcionamento do tráfico ilegal tendo a Colônia do Sacramento como ponto de interconexão das relações mercantis entre os dois impérios. Nosso objetivo é compreender o contrabando e os seus impactos na região, mostrando como o trato ilícito fazia parte do cotidiano daquela fronteira e conectava as pessoas que lá viviam aos circuitos comerciais em escala global.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre