O papel das redes mercantis durante a Monarquia Hispânica: o caso da Capitania da Paraíba (1584-1600)
Palavras-chave:
História atlântica; Monarquia hispânica; Redes comerciais.Resumo
A mundialização gestada pelos ibéricos em finais do século XVI ganhou, à época, contornos superlativos, promovendo conexões transatlânticas que transformaram o curso da história, sobretudo, do ponto de vista econômico e cultural. Esse grande império (em extensão territorial e poderio militar) abarcou inúmeras conexões particulares que se entrelaçavam formando vínculos globais. Neste artigo buscamos estudar algumas trajetórias de personagens que construíram relações entre a América portuguesa e a Monarquia Hispânica. A inserção de clãs mercantis de grande reputação na conquista da Paraíba foi uma iniciativa pioneira na América portuguesa. A Fazenda Real, para subsidiar aquela empreitada, utilizou recursos de terceiros, contraindo, por exemplo, um empréstimo com o milanês Giovanni Batista Rovellasca, um dos principais mercadores estabelecidos na Corte em finais do século XVI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre