A ordem político-administrativa para a comarca do Serro Frio nos primeiros anos da mineração de diamantes
Palavras-chave:
administração colonial; mineração de diamantes; região do Serro FrioResumo
O presente texto propõe analisar as experiências da administração colonial produzida para uma localidade da capitania de Minas, a saber, comarca do Serro Frio, composta pelos Termos de Vila do Príncipe e Arraial do Tejuco. Objetiva-se assinalar como foi regida a ordem político-administrativa para estruturar este território mineiro nos primeiros anos da mineração, em razão do crescimento da exploração de diamantes. Assim, temos como intuito apresentar como foram estabelecidas diferentes ações governativas que almejasse sustentar os interesses régios sobre a extração de diamantes na região.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Cabral Moreira, J. (2021). A ordem político-administrativa para a comarca do Serro Frio nos primeiros anos da mineração de diamantes. Revista Cantareira, (35). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/49345
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre