Passado pombalino em disputa: o Perfil do Marquês de Pombal, de Castelo Branco, em meio a embates sobre Pombal entre católicos e republicanos (Porto, 1882)
Palavras-chave:
Escrita da história, Comemoração, Usos do passadoResumo
Cem anos após a morte do marquês de Pombal, a celebração de seu 1º centenário (1882) atualizou disputas em torno de seu passado. Retomando jornais, cartas e livros, reflete-se sobre as disputas em torno dos festejos no Porto, em cujos debates tomou parte Camilo Castelo Branco. Crítico de Pombal e de seus apologistas, o romancista escreveu seu Perfil, a que se concede grande atenção, logo após as comemorações. Publicado em Portugal e no Brasil, o livro se destacou como a mais célebre das obras a que o centenário deu ensejo. Atenta-se no artigo à forma como Camilo se posiciona tanto sobre a natureza e a limitação de seu trabalho quanto sobre as formas como, à altura, lidava-se com o passado pombalino.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-02-12
Como Citar
Pereira, G. (2022). Passado pombalino em disputa: o Perfil do Marquês de Pombal, de Castelo Branco, em meio a embates sobre Pombal entre católicos e republicanos (Porto, 1882). Revista Cantareira, 1(36). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/49552
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre