Passado pombalino em disputa: o Perfil do Marquês de Pombal, de Castelo Branco, em meio a embates sobre Pombal entre católicos e republicanos (Porto, 1882)

Autores

  • Gustavo Pereira CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa

Palavras-chave:

Escrita da história, Comemoração, Usos do passado

Resumo

Cem anos após a morte do marquês de Pombal, a celebração de seu 1º centenário (1882) atualizou disputas em torno de seu passado. Retomando jornais, cartas e livros, reflete-se sobre as disputas em torno dos festejos no Porto, em cujos debates tomou parte Camilo Castelo Branco. Crítico de Pombal e de seus apologistas, o romancista escreveu seu Perfil, a que se concede grande atenção, logo após as comemorações. Publicado em Portugal e no Brasil, o livro se destacou como a mais célebre das obras a que o centenário deu ensejo. Atenta-se no artigo à forma como Camilo se posiciona tanto sobre a natureza e a limitação de seu trabalho quanto sobre as formas como, à altura, lidava-se com o passado pombalino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Pereira, CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa

Assistente de Investigação. CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa.
Doutorando no Programa de Doutoramento em História (especialidade: História Contemporânea) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - FCSH-NOVA. Esteve vinculado ao antigo Programa de Doutoramento em História e Teoria das Ideias (especialidade: Pensamento, Cultura, Política) da mesma universidade. Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2011) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História (linha: Política e Sociedade, setor: História Moderna) da mesma universidade - PPGH-UFF (2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, Teoria da História e Historiografia, História de Portugal e História do Brasil, interessando-se particularmente por questões relacionadas a memória, comemorações, escrita da história, usos do passado, discursos históricos e políticos e ensino de história. É Assistente de Investigação no CHAM - Centro de Humanidades, unidade de investigação inter-universitária de excelência, vinculada à FCSH-NOVA e à Universidade dos Açores - UAc e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT. No âmbito do referido centro, suas atividades integram o Grupo de Investigação "Leituras e Formas de Escrita" e se relacionam à Linha Temática "Teoria e Metodologia". Foi bolsista do programa de doutorado pleno no exterior da CAPES e, de volta ao Rio de Janeiro, desenvolveu estágio doutoral de pesquisa, acolhido pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGH-UERJ, sob supervisão da Prof. Dra. Lucia Maria Bastos Pereira das Neves.
http://lattes.cnpq.br/0938133790958610

Downloads

Publicado

2022-02-12

Como Citar

Pereira, G. (2022). Passado pombalino em disputa: o Perfil do Marquês de Pombal, de Castelo Branco, em meio a embates sobre Pombal entre católicos e republicanos (Porto, 1882). Revista Cantareira, 1(36). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/49552