“Seria o fim do preconceito?”: a ditadura militar, o Itamaraty e a primeira diplomata negra do Brasil

Autores

  • Ivan Haxton Faculdade Projeção
  • Dra. Camilla Cristina Silva Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Ditadura militar;, Itamaraty, Mito da democracia racial

Resumo

Historicamente, o acesso à carreira diplomática no Brasil restringiu-se a poucos, geralmente homens brancos pertencentes às elites nacionais. O estudo da trajetória de diplomatas que não fazem parte do perfil-padrão da diplomacia brasileira pode, assim, ajudar a compreender as estruturas que norteiam o processo de seleção a esses quadros. Mônica de Veyrac (1957-1985), primeira diplomata negra do Itamaraty, ingressou no Instituto Rio Branco em 1979. À época, o órgão era alvo de críticas diversas: a imprensa afirmava que o processo seletivo à carreira era discriminatório; Abdias do Nascimento, intelectual e ativista, argumentava que o Itamaraty era racista. A ditadura militar brasileira, para contestar tais críticas, utilizou a aprovação de Mônica de Veyrac, divulgando sua imagem, interna e externamente, como exemplo da “democracia racial” brasileira. Não obstante, sua breve carreira foi exceção à regra; a composição do quadro diplomático brasileiro pouco mudou, sendo as políticas de ação afirmativa elemento fundamental para essa mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Haxton, Faculdade Projeção

Especialização em Filosofia (2018) e graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Brasília (2012). Graduando em História pelo Centro Universitário Projeção (2021). Atualmente é sargento combatente do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Tem experiência na área de Filosofia Política e História do Brasil.

Dra. Camilla Cristina Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professora no curso de História da UniProjeção/DF e da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Coordenadora do Publiciza História, página de divulgação de conhecimento histórico do passado recente.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Haxton, I. A. C., & Silva, C. C. (2021). “Seria o fim do preconceito?”: a ditadura militar, o Itamaraty e a primeira diplomata negra do Brasil . Revista Cantareira, (35). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/49751