As Relações Internacionais em busca do cinema: um olhar cinematográfico sobre a política de Détente na Guerra Fria
Palavras-chave:
Détente, James Bond, Relações InternacionaisResumo
Desde os anos 1990, a área de Relações Internacionais experiencia o que se convencionou chamar “virada cultural”, quando de uma abertura teórico-conceitual e início da incorporação de estudos culturais. Apesar de importantes, os resultados ainda são insuficientes e escassos, com grande margem para desenvolvimento, especialmente na academia brasileira. Entre os sucessos recentes, a incorporação do cinema como fonte se destaca. Neste aspecto, este artigo defende a possibilidade de pesquisadores na área de RI aproximaram-se da História, área que vivenciou processo similar já nos anos 1970, com desenvolvimento epistemológicos e metodológicos importantes. O objetivo do artigo é entender a política realista da détente e sua importância para a Guerra Fria por meio do olhar cinematográfico. Além de seu impacto político, econômico, social e securitário, esta política externa teve um significativo impacto cultural que pôde ser sentido, entre outros meios, no cinema. Para essa investigação, foram selecionados cinco filmes da famosa saga James Bond, entre 1977 e 1985. Utilizando os métodos análise de contexto e análise de narrativa, buscou-se identificar a relação dialética entre a política de détente e a franquia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre