A formação do complexo colonial da Empresa Colonizadora Serafim Fagundes & Cia na região do planalto rio-grandense (1898-1899)

Autores

  • João Vítor Sand Theisen Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Colonização, Colonizadora Serafim Fagundes & CIA, Colônia General Osório

Resumo

Resumo: O presente estudo aborda a atuação da empresa colonizadora Serafim Fagundes & CIA, na região do Planalto Rio-grandense, no final do século XIX. A Colonizadora adquiriu, via compra, terras públicas e de particulares para formação de um complexo colonial, denominado Colônia General Osório, situado à margem esquerda do rio Jacuí, no município de Cruz Alta. O artigo está organizado em três pontos: primeiro, delimita-se a temática de pesquisa e as fontes; em seguida, discute-se a formação da propriedade latifundiária em Cruz Alta; e, por fim, buscam-se indícios que expliquem as razões que levaram os proprietários de terras a vendê-las à Colonizadora, bem como a rede social e de parentela em torno dessas propriedades. Portanto, trata-se de uma primeira aproximação das fontes e do tema que aos poucos vai revelando uma extensa e complexa rede social de proprietários de terra na região de Cruz Alta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-02-12

Como Citar

Sand Theisen, J. V. (2022). A formação do complexo colonial da Empresa Colonizadora Serafim Fagundes & Cia na região do planalto rio-grandense (1898-1899). Revista Cantareira, 1(36). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/50412