Entre o enquadramento e a manipulação da memória: as comemorações do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (1990– 2020)

Autores

  • Laís Simão Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Memória, Comemoração, Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a construção da narrativa apresentada nas comemorações de aniversário do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM) ocorridas entre a década de 1990 e o ano de 2020 e, a partir dela, verificar a possibilidade de pensar na instituição como um lugar de memória do município de Campos dos Goytacazes. Para tanto, realizar-se-ão apontamentos acerca da criação e trajetória das Escolas Normais no Brasil e em Campos dos Goytacazes, além da exposição das discussões teóricas que sustentam esse artigo, de modo que se torne possível a compreensão da problemática presente no modo como se rememora a História do Instituto, que será abordada ao longo do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Simão, Universidade Federal Fluminense

Laís Pessanha Simão, graduada em História pela Universidade Federal Fluminense.

laispsimao@gmail.com

Endereço para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1502187080034870

Downloads

Publicado

2023-01-29

Como Citar

Simão, L. (2023). Entre o enquadramento e a manipulação da memória: as comemorações do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (1990– 2020). Revista Cantareira, (37). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/50560