Domínio e dependência nas relações políticas entre Sobas e a Administração Portuguesa na Angola do século XVIII
Palavras-chave:
Líderes Africanos, Administração Portuguesa, PolíticaResumo
As cartas patentes aqui transcritas fazem parte da documentação da administração portuguesa do século XVII em Angola, e são um dos poucos registros sobre os sobados centro africanos, que fazem referência a questões políticas internas, evidenciando a agência dos Ambundos, detalhes de suas práticas políticas e sociais. Essas cartas estão no Projeto Acervo Digital Angola-Brasil (PADAB) e fazem parte do trabalho de identificação e indexação de documentos do Arquivo Histórico de Angola, cujo objetivo é analisar e publicar fontes que evidenciem as conexões históricas e culturais entre Angola e Brasil.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-02-12
Como Citar
Mayer, L., Araújo, G. O. S. ., Tavares, J. D., Santos, M. M. R. ., & Reis, L. O. (2022). Domínio e dependência nas relações políticas entre Sobas e a Administração Portuguesa na Angola do século XVIII. Revista Cantareira, 1(36). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/50786
Edição
Seção
Transcrições
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre