“Pesado é o coração deste povo”
apontamentos sobre o lugar dos judeus e do antijudaísmo na trajetória de Cesário de Arles (502-542)
Palavras-chave:
Antijudaísmo, Primeira Idade Média, Cesário de ArlesResumo
Neste artigo abordamos a questão do antijudaísmo na trajetória de Cesário, aristocrata gálico que entre 502 e 542 foi bispo da cidade de Arles e que se destacou como uma das principais autoridades políticas e eclesiásticas da região sul da Gália (atual França). Embora tenha sido objeto de crescente atenção acadêmica desde meados do século XX, em que se deu grande destaque para sua atuação como pregador e “reformador da Igreja”, observa-se que sua relação com os judeus permaneceu um tema subexplorado – uma lacuna que almejamos ajudar a preencher. Neste trabalho, para além de observações sobre o bispado de Cesário, objetivamos apresentar a historiografia que analisou sua relação com os judeus, discorrer sobre as peças de evidência disponíveis para a abordagem do tema, e por fim sugerir novas possibilidades de leitura sobre o mesmo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre