“Pesado é o coração deste povo”

apontamentos sobre o lugar dos judeus e do antijudaísmo na trajetória de Cesário de Arles (502-542)

Autores

  • João Victor Machado da Silva Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ)

Palavras-chave:

Antijudaísmo, Primeira Idade Média, Cesário de Arles

Resumo

Neste artigo abordamos a questão do antijudaísmo na trajetória de Cesário, aristocrata gálico que entre 502 e 542 foi bispo da cidade de Arles e que se destacou como uma das principais autoridades políticas e eclesiásticas da região sul da Gália (atual França). Embora tenha sido objeto de crescente atenção acadêmica desde meados do século XX, em que se deu grande destaque para sua atuação como pregador e “reformador da Igreja”, observa-se que sua relação com os judeus permaneceu um tema subexplorado – uma lacuna que almejamos ajudar a preencher. Neste trabalho, para além de observações sobre o bispado de Cesário, objetivamos apresentar a historiografia que analisou sua relação com os judeus, discorrer sobre as peças de evidência disponíveis para a abordagem do tema, e por fim sugerir novas possibilidades de leitura sobre o mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-08-05

Como Citar

Machado da Silva, J. V. (2024). “Pesado é o coração deste povo”: apontamentos sobre o lugar dos judeus e do antijudaísmo na trajetória de Cesário de Arles (502-542). Revista Cantareira, 1(38). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/51526

Edição

Seção

Artigos Livres