Hanseníase e políticas públicas na América Latina entre o fim do século XIX e o XXI.
Palavras-chave:
Hanseníase; Isolamento compulsório; América Latina.Resumo
O presente trabalho parte da busca a respeito das políticas e construções aplicadas ao controle e tratamento da hanseníase por países localizados na américa latina entre o fim dos séculos XIX e XXI. Esse recorte cronológico corresponde a um período onde essa doença era tida como endêmica e diversos países na região estavam empreendendo transformações políticas e sociais. Observando o caso brasileiro, colombiano e venezuelano, espera-se a observação dos principais elementos que contribuíram para o uso do isolamento compulsório como modelo de tratamento, assim como os efeitos decorrentes dessa questão. Buscando também, a consideração de movimentos sociais relacionados a pessoas com Hanseníase e as lutas e organizações empreendias pelos mesmos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre