A hermenêutica de Von Martius sobre as enfermidades e práticas de cura indígena na obra “natureza, doenças, medicina e remédios dos índios brasileiros” de (1844)

Autores

  • Roberto Ramon Queiroz de Assis Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Hermenêutica, Indígenas, Práticas de cura

Resumo

Este artigo busca problematizar as descrições sobre as enfermidades e práticas de cura indígenas contidas na obra NATUREZA, DOENÇAS, MEDICINA E REMÉDIOS DOS ÍNDIOS BRASILEIROS (1844). Trata-se de um estudo de caráter historiográfico por meio de dados etnográficos. Após análise do material observamos que os povos tradicionais possuem uma cosmologia própria para lidar com os processos de adoecimento e cura. O naturalista Martius ao se deparar com uma cultura distinta, em seus escritos, utiliza de um processo hermenêutico fazendo descrições sobre os nativos, a partir de seu universo cultural. Estabelecendo desse modo relações de poder e etnocêntricas, não há a relatividade das culturas, notadamente as artes de cura indígena são desqualificadas pelo olhar do outro. Por fim, notamos que Martius ao exercer sua hermenêutica ele nos fornece meio de entender do outro, porém devendo sempre estar atento a tais construções, pois elas refletem  sistemas culturais distintos que devem ser problematizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Ramon Queiroz de Assis, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em História pelo Centro Formador de Professores de Cajazeiras da Universidade Federal de
Campina Grande (CFP-UFCG), mestrando em História, Cultura e Sociedade no Centro de Humanidade
da UFCG na linha de pesquisa História Cultural das Práticas educativas. 

Downloads

Publicado

2023-01-29

Como Citar

Assis, R. R. Q. de. (2023). A hermenêutica de Von Martius sobre as enfermidades e práticas de cura indígena na obra “natureza, doenças, medicina e remédios dos índios brasileiros” de (1844). Revista Cantareira, (37). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/53646