Entre os “desherdados da sorte” e os “abandonados da saúde”: a imagem dos internos no Livro de Visitas do Asilo São Vicente de Paulo em Goiás (1909-1930)

Autores

  • Rildo Bento de Souza Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

internos; asilo; Goiás

Resumo

O Asilo São Vicente de Paulo foi inaugurado em 1909 na Cidade de Goiás, então capital do estado, com o objetivo de abrigar os pobres e doentes que não tinham quem lhes valessem. O objetivo desse artigo é analisar o Livro de Vistas dessa instituição da data da sua inauguração até 1930. Pretende-se compreender como a imagem dos internos, dos vicentinos, das Irmãs Dominicanas e da própria instituição aparecem nos 80 relatos do referido documento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rildo Bento de Souza, Universidade Federal de Goiás

Doutor em História. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, atuando no curso de Museologia e no Programa de Pós-Graduação em História.

Downloads

Publicado

2023-01-29

Como Citar

Bento de Souza, R. (2023). Entre os “desherdados da sorte” e os “abandonados da saúde”: a imagem dos internos no Livro de Visitas do Asilo São Vicente de Paulo em Goiás (1909-1930). Revista Cantareira, (37). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/53658