Representações do ofício de curar em conflito. O licenciado Asensio Telles em Córdoba del Tucumán (1598)
Palavras-chave:
representações sociais, Conhecimento médico, Córdoba del TucumánResumo
O artigo teve como objetivo investigar as elaborações da imagem pessoal de dois oficiais de cura, os temas que foram significados e a influência gerada por as representações sociais em um caso particular da América espanhola. O referido caso foi reconstruído com base nos documentos de uma ação judicial fundamentada na cidade de Córdoba del Tucumán durante o ano de 1598 entre um traficante de escravos, ou capitão Pedro Sanches de Valençuela, e o licenciado Asensio Telles de Roxas. Se defende que a construção local dá honra tem fundamental importância para a defesa do demandado em conflito. Tal construção pode ser percebida traçando os vínculos mais fortes estabelecidos por Telles e analisando como ele os utilizou para sua defesa em juízo, que também envolvia uma disputa sobre a validade do conhecimento médico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre