Agasalho e sustento dessa gente:
saúde e imigração no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX
Palavras-chave:
Imigração, saúde, hospedarias de imigrantesResumo
O presente artigo visa apresentar algumas das fontes que permitiram rastrear uma das facetas da importância atribuída ao tratamento dos imigrantes que desembarcam no território brasileiro na segunda metade do século XIX. Pensando na relação entre política imigratória e saúde no período delimitado, foram objetos de estudo as hospedarias da Ilha do Bom Jesus, do Morro da Saúde e da Ilha das Flores, a fim de compreender o que foi realizado em termos sanitários e assistenciais para recepcionar e acolher estes imigrantes na Corte e na Província do Rio de Janeiro antes de irem para o seu destino final. Através de relatórios ministeriais e periódicos do período, buscou-se apresentar as “ordens” que geriram estes locais de recepção e acolhimento de imigrantes levando-se em consideração as nuances da imigração e os contextos de insalubridade no período de proeminente fim da escravidão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre