Literatura, Memória e Autoritarismo
uma análise de Bar Don Juan (1971) e A Leste dos homens (2017)
Palavras-chave:
literatura; fontes; trauma; memória; ditadura militar.Resumo
O presente artigo é dedicado ao estudo das relações entre literatura do trauma e memória, entendendo a memória como uma fonte histórica relevante para a problematização do vivido. Como principais objetos de estudo, temos a obra Bar Don Juan, de Antonio Callado, publicada em 1971, durante o período ditatorial brasileiro e a obra A Leste dos Homens, de Políbio Alves, publicada em 2017, que apresenta os horrores vividos pelo escritor durante o período de autoritarismo. Entendemos que a literatura do trauma, seja ela em forma de literatura testemunhal ou literatura ficcional, pode ser considerada um elemento essencial de representação da luta, resistência, identidade e na interpretação da ditadura civil-militar (1964-1985). A Literatura é uma manifestação artística que mantém diversas formas de conexão com a memória, sendo aqui considerada importante fonte testemunhal sobre a opressão e formas de resistência ao aparato repressor da ditatura civil-militar brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre