O passado, a lapidação e a lusitanidade
Moysés Vellinho e os elogios a Gilberto Freyre (1962)
Palavras-chave:
Moysés Vellinho, Gilberto Freyre, lusitanidadeResumo
Este estudo tem como objetivo compreender a construção discursiva Moysés Vellinho (1962) em torno dos ideais de lusitanidade transversalmente defendidos por Gilberto Freyre em seus escritos. Para tal, analisaremos um texto publicado pelo primeiro acerca das obras do segundo, presente na obra Aparas do Tempo (1981), uma seleção de textos e ensaios escritos por Vellinho ao longo de sua vida, empreendida pelo próprio autor. Nos ateremos a compreender as relações interdiscursivas entre os autores e suas premissas, percebendo traços de continuidade dos pressupostos defendidos por Freyre na historiografia velliniana.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2025-01-24
Como Citar
de Lima, P. C. (2025). O passado, a lapidação e a lusitanidade: Moysés Vellinho e os elogios a Gilberto Freyre (1962). Revista Cantareira, 1(39). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/55863
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre