As interferências e interlocuções de Castelo Branco no futebol e os precedentes para a militarização do futebol brasileiro
Abstract
O presente trabalho busca apresentar alguns dos mais importantes aspectos acerca do governo do Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco (1964-1967), expondo as principais interferências e interlocuções do Marechal com o futebol. Como fonte principal, utilizamos pesquisa realizada no Jornal dos Sports do período que vai de 1964 a 1966. Os resultados da pesquisa apontam que, ainda que Castelo Branco não tenha alterado diretamente a dinâmica do futebol nacional, ele não possuía um total distanciamento das questões futebolísticas e de seus respectivos usos simbólicos. Dessa forma, as raízes da uma militarização do futebol brasileiro parte de um período anterior aos “anos de chumbo”, num processo que só pode ser entendido considerando as portas abertas pelo Golpe de 1964 e pelo governo Castelo Branco.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre