The place of women's history in ENEM exams (2016-2018)
Keywords:
Enem, History of Women, Large-Scale AssessmentAbstract
Este texto trata da análise do lugar social da História das Mulheres nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2016 a 2018, mais notadamente, nas questões aplicadas no processo avaliativo da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O trabalho apresenta o significado do ENEM para a sociedade brasileira ao historicizar o processo avaliativo a nível nacional através dos exames de admissão e vestibulares para ingressar em instituições de ensino. Para observar o fenômeno/problema de investigação, usamos as provas aplicadas no período de 2016 á 2018, a Matriz de Referência, e dados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Como referencial teórico usamos as reflexões de pesquisadores do Ensino de História (SFFENER, 2020, 2021; CERRI, 2004, 2017) e dos Estudos de Gênero (SCOTT, 1995; BUTLER, 2019; SOIHET, PEDRO, 2007; DAUPHIN, 2001; PERROT, 2017; RAGO, 1995). Como resultado da pesquisa, identificamos a presença pontual da História das Mulheres no ENEM.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre