ASPECTOS ECONÔMICOS DA FRONTEIRA OESTE DO BRASIL: uma revisão bibliográfica (séculos XVIII e XIX)
Resumen
O presente estudo tem por objetivo fazer um levantamento bibliográfico sobre de que forma os aspectos econômicos da fronteira oeste aparecem na historiografia matogrossense durante o período colonial e imperial da história brasileira. Analisaremos como os autores Fernando Tadeu de Miranda Borges, Alcir Lenharo, Luiza Ricci Rios Volpato e Nelson Werneck Sodré discutem a economia da região. Nosso objetivo é fazer uma análise bibliográfica referente à economia mercantilista do século XVIII e a incursão de bandeiras e monções nos “sertões” brasileiro, com a intenção de consolidar o território conquistado. O recorte espacial dessa pesquisa contempla a Capitania de Mato Grosso, e como recorte temporal apresentaremos as relações comerciais da região até as últimas décadas do século XIX.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre