A memória intransitiva da fundação da ordem dos frades menores no Século XIII (1210-1228)
Resumen
Este artigo pretende problematizar a construção da memória da fundação da Ordem dos Frades Menores (OFM) nos primeiros anos de sua aprovação entre 1210 e 1228. A proposta principal será avaliar os discursos responsáveis por construir e preservar a memória que legitima a fundação da Ordem, sobre a vida de Francisco de Assis. Partindo do princípio de existir indicativos de relações entre os membros frades e clérigos, tentar-se-á enxergar os indícios da construção de uma memória com a intenção de abranger uma coletividade. E, através de uma breve análise da Primeira Vida de Tomás de Celano e o Testamento, foram elaboradas com a finalidade de estabelecer posicionamentos no processo de institucionalização do movimento até sua aprovação como Ordem.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre