Mobral, tecnocratas e educadores: trajetos de uma experiência de alfabetização no Brasil

Autores/as

  • Éder Martins
  • Tiago Cavalcanti Guerra

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar o processo de constituição e do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), juntamente com a função social desempenhada por este, tendo como base do trabalho de pesquisa, a análise de leis e decretos, especificando a interação destes com o movimento de estruturação desta instituição. Como organização vinculada a necessidade de alfabetização, desnudar os objetivos pedagógicos de um movimento vinculado a ditadura militar. Observamos que o pensamento tecnocrático adquiriu uma importância significativa em detrimento do pedagógico no Mobral, será este processo que pretendemos desvelar no texto a seguir.

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Publicado

2019-08-13

Cómo citar

Martins, Éder, & Guerra, T. C. (2019). Mobral, tecnocratas e educadores: trajetos de uma experiência de alfabetização no Brasil. Revista Cantareira, (29). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/30765

Número

Sección

Dossiê Temático