A “Federação” ou o drible da várzea de Belo Horizonte sobre o controle burocrático na Ditadura Militar
Resumen
A imposição da Ditadura Militar no Brasil teve efeitos extensos e, por vezes, inesperados. Articulada a outros fenômenos sociais que ganhavam terreno em meados dos anos 1960, o regime autoritário teve incidência não apenas sobre a organização política e sindical no país, mas sobre inúmeras práticas populares que se desenvolviam nas periferias das grandes cidades. Em larga medida, as consequências do governo de exceção sobre esses grupos ainda são pouco conhecidas. O presente artigo tem por objetivo investigar as implicações, sobre o futebol de várzea em Belo Horizonte, da reorientação esportiva promovida após o Golpe de 1964, bem como as alternativas encontradas pelos seus adeptos para garantirem sua autonomia frente aos constrangimentos decorrentes desse novo cenário.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre