Arauto ambíguo da modernidade: transição entre a arquitetura modernista e eclética em São Paulo no caso do Edifício Santo André
Palabras clave:
Arquitetura de São Paulo, Modernismo, Art DécoResumen
O presente artigo pretende analisar a transformação arquitetônica de São Paulo na década de 1930, período tradicionalmente esquecido pelos pesquisadores, expressa no bairro da região central, Higienópolis. Tal território passava por uma transição entre a arquitetura eclética de palacetes aos moldes franceses para a introdução da arquitetura moderna. Com tal intuito, escolheu-se como objeto o Edifício Santo André, projetado em 1935 pelo arquiteto francês Jacques Pilon, ainda pouco estudado pela historiografia da arquitetura e um dos precursores da verticalização no bairro. O grande objetivo da pesquisa foi identificar as rupturas e continuidades entre as duas tipologias arquitetônicas, apesar do discurso modernista de rompimento e inovação, que podem ser extendidas para muitos processos semelhantes de verticalização na capital paulista. Para tal, utilizou-se do comparativos entre as plantas de palacetes tradicionais do bairro com a planta do Edifício Santo André, para demonstrar as semelhanças e diferenças identificadas na disposição dos cômodos e da segregação de espaços.
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