Arauto ambíguo da modernidade: transição entre a arquitetura modernista e eclética em São Paulo no caso do Edifício Santo André

Autores

Palavras-chave:

Arquitetura de São Paulo, Modernismo, Art Déco

Resumo

O presente artigo pretende analisar a transformação arquitetônica de São Paulo na década de 1930, período tradicionalmente esquecido pelos pesquisadores, expressa no bairro da região central, Higienópolis. Tal território passava por uma transição entre a arquitetura eclética de palacetes aos moldes franceses para a introdução da arquitetura moderna. Com tal intuito, escolheu-se como objeto o Edifício Santo André, projetado em 1935 pelo arquiteto francês Jacques Pilon, ainda pouco estudado pela historiografia da arquitetura e um dos precursores da verticalização no bairro. O grande objetivo da pesquisa foi identificar as rupturas e continuidades entre as duas tipologias arquitetônicas, apesar do discurso modernista de rompimento e inovação, que podem ser extendidas para muitos processos semelhantes de verticalização na capital paulista. Para tal, utilizou-se do comparativos entre as plantas de palacetes tradicionais do bairro com a planta do Edifício Santo André, para demonstrar as semelhanças e diferenças identificadas na disposição dos cômodos e da segregação de espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Arantes Lorga, Universidade Federal de São Paulo

Graduando História Bacharelado pela Universidade Federal de São Paulo. Foi estudante no Grupo de Pesquisa CNPq Poder e Política na Época Moderna (séculos XV-XVIII), com atuação no tema Inquisição Portuguesa na Índia. Atualmente é estudante do Grupo de Pesquisa CNPq Antiguidade e modernidade: História Antiga e usos do passado, atuando nos temas Nacionalismo Francês, Teoria da História e Tradução.

Lucas Martinez Knabben, Universidade Federal de São Paulo

Graduando História Bacharelado pela Universidade Federal de São Paulo. É estudante no Grupo de Pesquisa CNPq Cidade, Arquitetura e Patrimônio em Perspectiva Histórica (CAPPH). Presentemente é estagiário do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Referências

ATIQUE, Fernando. Memória moderna: a trajetória do Edifício Esther. São Carlos: FAPESP, 2004.

CORBUSIER, Le. Por uma arquitetura. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

CORREIA, Telma de Barros. Art déco e indústria, Brasil décadas de 1930 e 1940. Anais do Museu Paulista (Impresso) , v. 16 N 2, p. 47-104, 2008.

COSTA, S. Apartamentos duplex: uma ideia moderna sobre o morar e a proposta de uma tipologia habitacional. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 26, p. e25, 29 nov. 2018.

COSTA, Sabrina Studart Fontenele. Modos de morar na metrópole: a representação das mulheres e da domesticidade nos apartamentos duplex modernos. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress, 2017, Florianópolis. Anais Eletrônicos.

FRANCO, Tiago Seneme. A trajetória de Jacques Pilon no centro de São Paulo: análise das obras de 1940 a 1947. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.

HOMEM, Maria Cecília Naclério. Higienópolis: Grandeza de um Bairro Paulistano. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2011.

HOMEM, Maria Cecília Naclério. Higienópolis: grandeza e decadência de um Bairro Paulistano. São Paulo: Pmsp, 1980.

HOMEM, Maria Cecília Naclério. Mudanças Espaciais na Casa Republicana: a Higiene Pública e Outras Novidades. Revista Pós-fauusp, São Paulo, v. 1, n. 3, p.5-18, jun. 1993.

HOMEM, Maria Cecília Naclério. O Palacete do Ecletismo: Implantação. Paisagem Ambiente: Ensaios, São Paulo, v. 1, n. 6, p.31-44, dez. 1994.

HOMEM, Maria Cecília Naclério. O palacete paulistano: e outras formas urbanas de morar da elite cafeeira, 1867-1918. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

MACEDO, Silvio Soares. Higienópolis e arredores: processo de mutação da paisagem urbana. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2011.

PALA, Adhemar Carlos. A luz natural lateral na concepção arquitetônica nos projetos dos edifícios residenciais do bairro paulistano de Higienópolis nos anos de 1940 1960. 2014. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.

PROST, Antoine. Fronteiras e espaços do privado. In: PROST, Antoine; VINCENT, Gérard. História da vida privada 5: da primeira guerra a nossos dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 13-99.

SILVA, Joana Mello de Carvalho e. O arquiteto e a produção da cidade: a experiência de Jacques Pilon em perspectiva (1930-1960). 2010. Tese (Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, University of São Paulo, São Paulo, 2010.

VILLA, Simone Barbosa. Um breve olhar sobre os apartamentos de Rino Levi:. Produção imobiliária, inovação e a promoção modernista de edifícios coletivos verticalizados na cidade de São Paulo. Arquitextos, São Paulo, ano 10, n. 120.07, Vitruvius, jun. 2010.

ZARANKIN, Andres. Paredes que domesticam: arqueologia da arquitetura escolar capitalista : o caso de Buenos Aires. 249p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas: 2001.

ZUFFO, Elida Regina de Moraes. Pioneiros modernos: verticalização residencial em Higienópolis. 2009. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

Lorga, L. A., & Knabben, L. M. (2021). Arauto ambíguo da modernidade: transição entre a arquitetura modernista e eclética em São Paulo no caso do Edifício Santo André. Revista Cantareira, (34). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/42295

Edição

Seção

Artigos Livres