O malandro e a baiana sambaram na Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil: discursos sobre a identidade carioca e nacional em 1923.

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Palabras clave:

samba, Exposição Centenário, identidade

Resumen

O presente artigo busca analisar discursos e práticas sobre a invenção de uma identidade brasileira a partir de elementos regionais do Rio de Janeiro.  O mote foi uma apresentação do bloco Bam-Bam-Bam na Exposição Internacional do Centenário. O grupo foi levado ao evento pelo jornalista e professor Carlos Alberto Nóbrega da Cunha, que proferiu palestra didática ao público presente. Adotamos como corte cronológico os meses de janeiro e fevereiro de 1923, período que compreende a preparação da performance, e por fim sua realização. Elegemos como corpus documental notícias de periódicos do Rio de Janeiro pertencentes à coleção da Fundação Biblioteca Nacional. Ao iluminarmos a apresentação, analisamos o potencial discurso da exibição de um grupo de sambistas negros no cenário monumental da Exposição, bem como a atuação de um intermediário cultural no processo de invenção de identidades

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Citas

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Publicado

2021-01-25

Cómo citar

Pereira Junior, W. da S. (2021). O malandro e a baiana sambaram na Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil: discursos sobre a identidade carioca e nacional em 1923. Revista Cantareira, (34). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/42877

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Artigos Livres