O malandro e a baiana sambaram na Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil: discursos sobre a identidade carioca e nacional em 1923.
Palavras-chave:
samba, Exposição Centenário, identidadeResumo
O presente artigo busca analisar discursos e práticas sobre a invenção de uma identidade brasileira a partir de elementos regionais do Rio de Janeiro. O mote foi uma apresentação do bloco Bam-Bam-Bam na Exposição Internacional do Centenário. O grupo foi levado ao evento pelo jornalista e professor Carlos Alberto Nóbrega da Cunha, que proferiu palestra didática ao público presente. Adotamos como corte cronológico os meses de janeiro e fevereiro de 1923, período que compreende a preparação da performance, e por fim sua realização. Elegemos como corpus documental notícias de periódicos do Rio de Janeiro pertencentes à coleção da Fundação Biblioteca Nacional. Ao iluminarmos a apresentação, analisamos o potencial discurso da exibição de um grupo de sambistas negros no cenário monumental da Exposição, bem como a atuação de um intermediário cultural no processo de invenção de identidadesDownloads
Referências
Referências
Periódicos
ALMANAK LAEMMERT: ADMINISTRATIVO, MERCANTIL E INDUSTRIAL. Rio de Janeiro, edição de 1918.
CORREIO DA MANHÃ. Rio de Janeiro, “Os bailes do palácio das festas da Exposição”, p.04, 19 jan.1923
GAZETA DE NOTÍCIAS. Rio de Janeiro, "A Zona do Samba - entre 'bahianas' e 'bam-bam-bans", p.03, 03 fev.1923.
O IMPARCIAL: DIÁRIO ILLUSTRADO DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro, p.07, 14 mar.1915.
A NOITE. Rio de Janeiro, “Está chegando a hora: Os bailes de hoje e de amanhã”, p.07, 06 jan.1923.
______ .“O Batuque e o Samba na Exposição”, p.06, 12 jan.1923
______. “Está chegando a hora: A consagração do samba”, p.06, 17 jan.1923.
______ .“Os sambas na Exposição”, p.06, 19 jan.1923.
JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, “Pródomos da folia: Indiscrições", p.10, 13 jan.1923.
______.“Exposição Internacional: programa organizado para os próximos dias”, p.08, 16 jan.1923.
______. “Carnaval: Batuque e Samba, p.11, 17 jan.1923.
______. “Exposição Internacional: batuque e samba pelo Bambambam, p.08, 20 jan.1923.
REVISTA DA SEMANA. Rio de Janeiro, p.10, 10 fev.1923.
O PAIZ. Rio de Janeiro, “Na Exposição do Centenário”, p.07, 14 jan.1923
Filmes
SAMBA. Direção: Thereza Jessouroun. Brasil. 2011. (54min). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KePvcXRkYd0. Acesso em 25 abril 2013.
Bibliografia
BARBOSA, Marialva. Jornalismo e história: um olhar e duas temporalidades. In: NEVES, Lúcia Maria Bastos das; MOREL, Marcos (Org.). História e imprensa: homenagem a Barbosa Lima Sobrinho – 100 anos. Anais do Colóquio. Rio de Janeiro: UERJ, 1998. p. 88.
BARBOSA, Orestes. Bambambã. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura. Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração, 1993.
CUNHA, Maria Clementina Pereira da. “Não me ponha no xadrez com esse malandrão”. Conflitos e identidades entre sambistas no Rio de Janeiro do início do século XX. Afro-Ásia. Salvador, UFBA, v.1, p.179-210, 2009.
CARNEIRO, Edison. A sabedoria popular. Rio de Janeiro: MEC-INL, 1957.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difusão Editorial, 2002.
COUTINHO, Eduardo Granja. Os cronistas de Momo: imprensa e carnaval na primeira república. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2006.
DANTAS, Carolina Vianna. A nação entre sambas, cordões e capoeiras nas primeiras décadas do século XX. ArtCultura. Uberlândia, UFU, v.13, p. 85-102, 2011.
DICIONÁRIO CRAVO ALBIN DA MPB. Disponível em <http://dicionariompb.com.br/ze-espinguela/dados-artisticos> Acesso em 20 mai 2020.
EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas da música popular brasileira, volume II. Rio de Janeiro: Funarte, 1980.
FENERICK, José Adriano. Noel Rosa, o samba e a criação da música popular brasileira. Revista História Hoje. v.12, p.1-25, 2007.
FERNANDES, Nelson da Nóbrega. Escolas de samba: sujeitos celebrantes e objetos celebrados Rio de Janeiro, 1928-1949. Rio de Janeiro: Secretaria das Culturas, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2001.
GOMES, Tiago de Melo. Para além da casa da Tia Ciata: outras experiências no universo cultural carioca 1830-1930. Afro-Asia. Salvador. V. 29-30, p. 175-198, 2003.
LOPES, Nei. Enciclopédia brasileira da diáspora africana. São Paulo: Selo Negro, 2011.
NOBILE, Lucas. Dona Ivone Lara: a primeira-dama do samba. Rio de Janeiro: Sonora Editora, 2015.
MOTTA, Marly Silva da. A nação faz cem anos: a questão nacional no centenário da independência. Rio de Janeiro: Editora FGV/CPDOC, 1992.
PARANÁ (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Colégio Estadual Nóbrega da Cunha. Projeto Político Pedagógico. Bandeirantes, 2012. Disponível em: <http://www.bntnobregacunha.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/8/240/44/arquivos/File/ppp_2012.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2013.
SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917-33. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
SANT’ANA, Thaís Rezende da Silva de. A Exposição Internacional do Centenário da Independência: modernidade e política no Rio de Janeiro de início dos anos 20. Campinas, 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Estadual de Campinas.
SILVA, Giselle Lourenço de Sousa. O pensamento educacional de Cecília Meireles. Goiânia, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
SOIHET, Rachel. Um debate sobre manifestações culturais populares no Brasil: dos primeiros anos da República aos anos 1930. Trajetos. Revista de História do Programa de Pós-Graduação em História Social do Departamento de História da UFC. Fortaleza, v. 1, nº1, p. 1-24. 2001.
SOUZA, Mariana Filgueiras de. A loucura e a criação: João Antônio encontra Lima Barreto. Niterói, 2019. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura, Universidade Federal Fluminense.
VELLOSO, Monica Pimenta. A cultura das ruas no Rio de janeiro (1900-1930): mediações, linguagens e espaço. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2004.
______As tias baianas tomam conta do pedaço: espaço e identidade cultural no Rio de Janeiro. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, CPDOC, v. 3, nº 6, p. 207-228, 1990.
______Falas da cidade: conflitos e negociações em torno da identidade cultural no Rio de Janeiro. ArtCultura. Uberlândia. v. 7, nº 11. p. 159-172. jul.-dez, 2005.
_____ Modernismo no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ,1995.
VOVELLE, Michel. Ideologias e mentalidade. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre