Diplomacia e espionagem em tempos de neutralidade: a missão de Joaquim Xavier Curado nos povoamentos espanhóis do rio da Prata (1799)
a missão de Joaquim Xavier Curado nos povoamentos espanhóis do rio da Prata (1799)
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo analisar a missão secreta realizada pelo tenente-coronel Joaquim Xavier Curado no vice-reinado espanhol do rio da Prata, ocorrida no ano e 1799. Essa operação diz respeito a uma sofisticada iniciativa de espionagem que envolveu diversos núcleos da administração portuguesa em sua organização e execução, conectando autoridades subalternas e o alto escalão administrativo do príncipe Dom João à prática de espionagem. Em nosso estudo, identificamos a ação direta do gabinete do Príncipe Regente que, através do uso de um agente, buscou ter acesso a informações privilegiadas sobre as instalações e forças militares espanholas. Além do mais, observamos que a operação em si demostrava uma postura dúbia do governo português: a missão que ao mesmo tempo espionava, inseria-se em conjuntura de aproximação efetiva entre o governo português e espanhol em uma camada ainda maior de articulações e segredos que alinhava o governo lisboeta ao seu vizinho ibérico ao mesmo tempo em que o afastava de seu tradicional aliado inglês.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre